Segunda, 20 de Setembro de 2021
43999564777
Geral Espiritualidade

“CONHECE-TE A TI MESMO”.

Inscrição no Oráculo de Delfos/Grécia, popularizado pelo filósofo Sócrates.

14/05/2019 22h39
1.252
Por: Geovani Sencio
“CONHECE-TE A TI MESMO”.

O aumento das doenças emocionais no Brasil e no mundo tem feito também aumentar a busca por psicólogos e terapeutas, na ânsia do ser humano se autocompreender.

Depressões, Síndrome do Pânico, TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Neuroses várias, Complexos, e tantos outros transtornos emocionais, que sempre estiveram presentes na história da humanidade, agora, alcançam uma visibilidade nunca antes vista.

Desde crianças de 07, 08 anos, passando por adolescentes, jovens, adultos ou idosos, muitos são aqueles que não estão conseguindo ter controle das próprias emoções, o que traz preocupação para toda a sociedade, e de forma especial, aos profissionais médicos em todo o mundo.

Dentro de Universidades no Brasil e em outros países, também cresce a preocupação com jovens que conseguem passar em vários vestibulares com muita facilidade, para depois abandonar os cursos escolhidos, por falta de motivação, para continuarem estudando. Para tentar reverter esse quadro, professores, profissionais médicos e terapeutas, estão implantando cursos paralelos dentro e fora das Universidades, de “descobertas do sentido da vida”. Entre as disciplinas aplicadas, aulas sobre o “bem estar”, a “gratidão”, “resiliência (superação)”, “virtudes”, “solidariedade”, “respeito às diferenças”, entre outras práticas.

Muitas das pessoas que apresentam quadros depressivos ou de síndromes em geral, falam da incapacidade de viver em um mundo de “tantas maldades”, “intolerâncias”, “desrespeitos”, “excesso de competitividade”, “pressões” de forma geral, que acabam gerando ansiedades e medos de não se “dar conta”, de viver no meio de tudo isto.

E é neste contexto, que o “Conhece-te a Ti Mesmo”, torna-se uma necessidade para todos nós nos dias atuais. Se temos conhecimento de nossas capacidades, e também de nossas limitações, teremos mais facilidade para lidarmos com as comparações, ou competições que especialmente o mundo das “redes sociais”, vive nos convidando a embarcar. Quem se autoconhece, sabe o que já conquistou em vários aspectos, e do que ainda precisa continuar buscando, para se manter bem em um Planeta de constantes transformações e atualizações diárias, mas ao mesmo tempo, sem abrir mão de “valores e princípios”, como o “respeito ao próximo e a autoestima”, que na época de Sócrates na Grécia, 470 anos antes de Jesus, já representava valor inestimável.

 

Graça Maria
Sobre Graça Maria
REFLEXÕES
Cambará - PR
Atualizado às 22h37 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

27° Sensação
9.6 km/h Vento
29.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio