Quinta, 22 de Abril de 2021
43999564777
Geral Holofote

A força que vem de todos

A forma de organização sindical continua a mesma

14/05/2019 21h46
490
Por: Geovani Sencio
A força que vem de todos

A forma de organização sindical continua a mesma: um grupo de produtores rurais, por meio do Sindicato, da Federação da Agricultura do Estado e da CNA, trabalhando de forma conjunta para defender os interesses da categoria. O que mudou foram os desafios. A modernização da produção agropecuária e as constantes mudanças nas legislações requerem capacitação constante e uma ação ainda mais ágil e efetiva.

Cada vez mais, o produtor deve atuar como uma empresa. Então surgem novas demandas, que tornam indispensáveis atuações, coisas de todo o sistema sindical.

Este modelo de atuação sindical vem sendo aplicado há algum tempo, o que tem levado a uma serie de conquistas ao produtor rural. Para exemplificar: nos últimos anos o Sistema Sindical obteve vitórias importantes, como a aprovação do Novo Código florestal em 2012, e a sua manutenção em 2018, pois questionava-se a constitucionalidade de itens da Lei, e que foram julgados constitucionais, garantindo segurança jurídica aos produtores. Como define o presidente da FAEP, Sr. Ágide Menegette: O Sistema Sindical, hoje, precisa ser como uma corrente, com produtores, Sindicato e a Federação unidos. Todos os elos precisam estar fortalecidos. A força de um é a força do outro. Reforço ainda afirmando que o Sindicato Rural e todo o sistema presta um serviço inestimável ao produtor rural e a defesa da própria atividade, presta um serviço inestimável e sem esta retaguarda a atividade agropecuária simplesmente fica inviável. Ter e manter uma entidade forte e atuante é primordial.

A contribuição sindical, a partir da Reforma Trabalhista passou a ser facultativa, porém, se o produtor puser na ponta do lápis, ele economiza ao pagar a contribuição sindical, porque tem uma série de benefícios que só vem por causa do Sistema Sindical, que luta pelos interesses do Campo.

O Sindicato Rural de Cambará, tem atuado de forma incisiva no interesse dos produtores do município, participando efetivamente de quaisquer demandas que afetam a atividade.

Participa com seus diretores das Comissões Técnicas da FAEP, em especial na Comissão de Cana-de-Açúcar, e da CONSECANA onde são discutidos e definidos os valores a serem auferidos pelos produtores, na Comissão de Grãos, onde além das demandas de cada cultura, são discutidas e apresentadas as propostas do Plano Agrícola de cada ano ao Ministério da Agricultura, e o Governo Federal, e com participação e atuação efetiva do membro de Cambará. Mantemos uma participação ativa junto ao OBH – Paranapanema, onde somos membros efetivos, e é fórum adequado para definir as políticas, junto a ANA – Agencia Nacional das Águas e o Governo Federal, em relação ao uso das águas. Há que se salientar que neste assunto, somente a atuação efetiva dos Sindicatos Rurais e das Federações possibilitaram a correta definição dos agricultores como usuários conscientes dos recursos hídricos, além destas atuações que considero essencial e institucional á entidade, o Sindicato Rural presta diversos serviços ao produtor.

Podemos citar os serviços de elaboração do CAR – Cadastro Ambiental Rural, ITR – Imposto Territorial Rural, DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF, e principalmente oferta e tem realizado diversos cursos de capacitação ao produtor em parceria com o SENAR-PR.

A partir deste ano, iniciamos a oferta dos serviços de Certificação Digital ás empresas, e ainda deveremos retomar os serviços de emissão de Guia de Transporte Animal GTA e registro de vacinação, que eram prestados apenas pela Agencia de Defesa Agropecuária (ADAPAR).

Diante da atuação efetiva, e da importância do Sindicato e do Sistema Sindical, peço a todos os produtores que, a despeito da condição facultativa da contribuição, para se manter o sistema forte, faça sua contribuição confederativa. Só assim poderemos continuar atuando fortemente na defesa dos interesses e manter todas as conquistas alcançadas nos últimos anos.

Aristeu Sakamoto
Sobre Aristeu Sakamoto
RURAL NEWS
Cambará - PR
Atualizado às 10h13 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

23° Sensação
21.8 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio