Domingo, 24 de Outubro de 2021
43999564777
Saúde Odontologia News

Entendendo as Parestesias.

18/04/2019 12h26
520
Por: Geovani Sencio
Entendendo as Parestesias.

A maioria dos pacientes já devem ter ouvido falar de algum caso de algum paciente, que após um procedimento cirúrgico-odontológico, perdeu a sensibilidade em alguma parte da mandíbula ou língua. Pois bem, parestesia, tem por definição a perda SENSORIAL da região inervada por um NERVO LESADO, cuja principal característica é a sensação de ANESTESIA PERMANENTE. Os nervos mais envolvidos neste processo são o Alveolar Inferior, que é responsável pela inervação de metade da mandíbula e o nervo lingual, que faz a sensibilidade da língua.

Quando realizamos um procedimento cirúrgico, a proximidade da área intervinda com o nervo pode levar a uma injúria deste, através de uma raiz em íntimo contato, a colocação de um implante, ou ainda, mais frequentemente, pela injeção do anestésico.

Neste ultimo caso mais corriqueiro, a injúria pode ser por: trauma direto da agulha, compressão do nervo pelo volume injetado, edema pós cirúrgico dos tecidos adjacentes ou neurotoxidade da sustância anestésica.

Em geral a recuperação do nervo afetado com o reestabelecimento da sensibilidade ocorre espontaneamente num período de 1 a 2 meses, podendo persistir por até 18 meses. Em casos excepcionais onde á grande injúria com o rompimento do nervo, a parestesia se torna permanente ou com a recuperação incompleta.

O melhor tratamento em todos os casos é a paciência, todavia alguns fármacos podem fazer com que o processo seja acelerado, assim, o mais importante é iniciar o tratamento protocolar o tanto antes.

Devido á nossa anatomia, invariavelmente o nervo atingido é o sensitivo, ou seja, o nervo que leva as sensações ao cérebro, ficando o nervo motor preservado. Desta forma, nas parestesias o paciente NÃO CORRE O RISCO       de ficar com a “boca torta” ou ainda perder a capacidade de pronunciar certas palavras. O único sintoma é a sensação de estar anestesiado.

A experiência clínica, exames complementares apurados, utilização de sais anestésicos pouco tóxicos, além do prévio esclarecimento do paciente, são algumas formas e minimizar a ocorrência desses infortúnios.

Leandro Filtre Bonacin
Sobre Leandro Filtre Bonacin
Odontologia News
Cambará - PR
Atualizado às 05h39 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

18° Sensação
22.7 km/h Vento
87.4% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Terça (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio