Sexta, 28 de Janeiro de 2022
43999564777
Esportes Esporte

Lazer

Podemos começar definindo assim: o momento de lazer é o tempo que as pessoas usam

07/09/2020 16h04 Atualizada há 1 ano
483
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Redação
Lazer

A partir de agora, vamos entender melhor o que é lazer e que relações ele tem com o dia a dia das pessoas, com a vida em sociedade e com as práticas corporais. Podemos começar definindo assim: o momento de lazer é o tempo que as pessoas usam (quando não estão trabalhando, nem estudando e nem fazendo suas obrigações domésticas) para realizar atividades artísticas, intelectuais, turísticas, físicas ou sociais. Ou seja, chamamos de lazer aquelas atividades que as pessoas escolhem livremente, sem nenhum interesse financeiro – o único retorno esperado é o prazer que atividade proporciona durante sua realização.

O lazer também é chamado de “tempo de não trabalho”, porque é um momento em que as pessoas se desobrigam de suas tarefas. Ele é reconhecido pela Constituição Brasileira com um direito de todo cidadão.

Veja a seguir o que firma a Constituição Brasileira, no seu capítulo II, no item “dos direitos sociais”. 

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

O Odeão de Herodes Ático é um teatro grego que chegava a reunir um público de 5mil pessoas para assistir a apresentações teatrais. Na Grécia Antiga, as atividades artísticas e esportivas eram parte da cultura e da educação, mas existem divergências entre os estudiosos da área sobre a possibilidade de chamar essas atividades de lazer com o mesmo sentido que atribuímos a essa palavra hoje em dia.

O lazer de ontem e de hoje: quando falamos nas opções de lazer de algumas décadas atrás, podemos imaginar crianças correndo e brincando pelas ruas, jovens sentados em um banco de praça ou dançando músicas lentas em bailes promovidos por clubes. Com o passar dos anos, no entanto, ocorrem mudanças sociais e culturais significativas, que influenciaram e modificaram o comportamento das pessoas em relação às formas de lazer. O advento da tecnologia e da sociedade de consumo e ainda a violência urbana são exemplos de fatores que contribuíram para essas mudanças. Se antes os espaços públicos, como ruas, praças e parques, eram privilegiados para a prática do lazer, atualmente eles são substituídos, por exemplo, por shopping centers e por ambientes virtuais proporcionados pela internet e pelos videogames. Essas mudanças trazem várias consequências para a qualidade de vida, pois tais práticas atuais de lazer têm gerado o aumento do sedentarismo e, por vezes, o enfraquecimento de relações sociais.

Esporte News por Luciano Nunes (Testa)
Sobre Esporte News por Luciano Nunes (Testa)
Conhecido como Testa ou Professor Luciano Nunes, o colunista ê Bacharelado em Educação Física na UENP com licenciatura em Educação Física, pós graduado em Fisiologia do exercício, Educação Física, Ludicidade, Recreação e Lazer na Faculdade Metropolitana. Treinador Físico nível 1- AAF e atua como professor no Col. Nossa Senhora das Graças, Colégio Positivo em Cambará e no CEMEC também na cidade de Cambará.
Cambará - PR
Atualizado às 08h52 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

21° Sensação
10.1 km/h Vento
73.2% Umidade do ar
90% (50mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Chuvoso
Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Chuvoso
Mais lidas
Anúncio