Domingo, 20 de Julho de 2025
11°C 26°C
Cambará, PR
Publicidade

Conexão por satélite vai levar internet a 4 mil escolas públicas

Eace e Telebras assinam contrato para levar conectividade à sala de aula para cerca de 200 mil alunos. Estudantes de escolas situadas em lugares remotos serão contemplados pelo programa

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Egom Agency
03/07/2025 às 02h48
Conexão por satélite vai levar internet a 4 mil escolas públicas

Cerca de 200 mil estudantes de regiões remotas do Brasil passarão a contar com internet de alta velocidade em sala de aula, graças a um novo acordo firmado entre o projeto Aprender Conectado e a Telebras. A parceria, que vai conectar 4.174 escolas públicas por meio de tecnologia satelital, foi oficializada nesta quarta-feira (2), em cerimônia realizada no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília. A iniciativa é executada pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace).

O contrato contempla escolas públicas localizadas em áreas onde não há infraestrutura de fibra óptica, muitas delas em regiões de difícil acesso, como comunidades rurais, indígenas e ribeirinhas, espalhadas por todas as regiões do país. A ação integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), política do Governo Federal que tem como meta conectar 138 mil escolas públicas até o final de 2026, garantindo acesso à internet de qualidade como instrumento de aprendizado, inclusão e cidadania. Deste total, o Aprender Conectado responde por 38 mil unidades educacionais.

“Nosso trabalho é garantir que uma criança em uma comunidade isolada da Amazônia tenha as mesmas ferramentas para aprender que uma criança no centro de uma capital. Dessa forma, renovamos nosso compromisso com a educação e reafirmamos: enquanto houver uma escola desconectada, haverá trabalho, investimento e esforço. Porque cada conexão feita é uma ponte erguida para o futuro das nossas crianças e do nosso país”, afirmou Flávio Santos, diretor-geral da Eace.

Presente na cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, reforçou o apoio da pasta à iniciativa: “O Ministério das Comunicações faz questão de apoiar integralmente este projeto, porque reconhece a importância de conectar milhares de escolas nos próximos 18 meses e o impacto transformador que isso terá na educação pública brasileira.”

Internet por satélite amplia inclusão digital

O projeto Aprender Conectado já levou internet de alta velocidade a mais de quatro mil escolas públicas por todo o Brasil. Para continuar expandindo o alcance da conectividade em locais onde a infraestrutura terrestre é inexistente, a tecnologia satelital surge como alternativa estratégica. A Telebras, empresa pública com expertise na área, é a responsável por essa nova etapa da expansão digital.

“Na Telebras, contamos com uma infraestrutura diferenciada e com know-how em conectividade via satélite. Estamos comprometidos em levar internet às escolas, contribuindo diretamente para a reconstrução do futuro de milhares de estudantes em todo o Brasil”, destacou o presidente da estatal, André Magalhães.

Mais sobre o Aprender Conectado
O projeto Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.