Domingo, 20 de Julho de 2025
11°C 26°C
Cambará, PR
Publicidade

Plantando o Futuro - Crianças e Árvores Transformando Cambará

Conselho Comunitário de Execução Penal da Comarca de Cambará/PR realiza primeira fase de ação em prol do Meio Ambiente

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Redação
02/07/2025 às 13h10 Atualizada em 03/07/2025 às 02h20
Plantando o Futuro - Crianças e Árvores Transformando Cambará
Equipe CCEP: Kleber Biaggi, Miguel Biaggi, João Pedro Stopa, Roberta de Campos, Lavinia Lorena, Vinícius Mello e Rafaela Biaggi.

O projeto é uma iniciativa do Conselho Comunitário de Execução Penal da Comarca de Cambará/PR (CCEP) em parceria com o Fórum de Cambará e apoio da Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura e APAE)

Nos dias 16 e 17 de junho de 2025, foi realizado com estudantes do 4º ano e alunos da APAE de toda a rede de ensino da cidade, pública e privada, o projeto já tem alcançado popularidade gigantesca, pois, a cada dia que passa, entendemos mais a necessidade de cuidarmos do meio ambiente.

Partindo dessa primícia, o presidente do CCEP desenvolveu esse projeto que busca minimizarmos a falta de árvores no perímetro urbano local, pois, assim como acontece em todo o planeta, a destruição das florestas e o não reflorestamento já nos causa o desperdício de bilhões, pois a força da natureza é tamanha que nenhuma tecnologia existente no planeta consegue freá-la ou ao menos enfrentá-la.

O projeto foi desenvolvido com o levantamento do número de alunos do 4º ano matriculados nas redes de ensino, pois nessa altura da vida, esses jovens estudantes já assimilam vários fatores importantes que levarão consigo para toda a vida. Como diz o velho e bom ditado, “Unindo o útil ao agradável”, o projeto incluiu a visita técnica ao Fórum da Comarca de Cambará, onde cada turma escolar foi recepcionada pela equipe do CCEP e assim foram guiados para conhecerem cada setor da estrutura necessária para a aplicação das leis brasileiras.

“Não imaginávamos que as crianças ficariam tão emocionadas em conhecer cada ala do prédio do Fórum, para nós (Estagiários do Curso de Direito) foi um presente sermos escalados pelo Conselho para apoiá-los nesta grande iniciativa” – comentou Miguel Biaggi Stopa.

“A descoberta de como funciona a estrutura do Judiciário para a maioria das crianças, deixou de ser o que simplesmente ouvem dentro de casa, pois, para muitas dessas crianças, o Fórum era visto como algo que apenas pune e condena, e com essa apresentação didática, as crianças puderam entender que a Justiça num todo serve não só para punir, mas a principal ação é defender, proteger e fazer com que a justiça sempre seja feita” – palavras da professora Adriana de Oliveira.

Muitos alunos puderam conhecer pessoalmente o Juiz de direito, o Promotor de Justiça e as equipes que trabalham com eles, entre outros setores que envolvem o Fórum de Justiça da Comarca de Cambará. Após essa “visita do bem” ao Fórum, as crianças eram direcionadas até o salão de Júri, onde os Membros do Conselho Comunitário de Execuções Penais apresentaram todos os detalhes e motivos da realização desse projeto em que cada aluno escolheu sua muda de árvore entre as opções disponíveis baseadas no projeto de lei Municipal, o qual indica as espécies permitidas para plantio em vias públicas. Em seguida, cada aluno e convidados carimbaram suas digitais em um mural registrando sua participação no projeto, eternizando a importância de cada um para o projeto de uma cidade mais arborizada. Junto com cada muda, os alunos também receberam uma placa em que cada um poderia dar um nome para sua árvore, pois o projeto via não apenas o plantio das mudas, mas o cuidado no desenvolvimento de cada árvore plantada, e a ideia foi aprovada por 100% dos estudantes que puderam homenagear um membro da família, um ídolo ou eternizasse um sentimento único em sua muda, dando a cada um a autonomia de cuidar para o futuro das próximas gerações.

Como se não bastasse tamanha felicidade por parte dos alunos, o CCEP (Conselho Comunitário de Execução Penal da Comarca de Cambará/PR) lançou o desafio de cada aluno filmar ou fotografar o plantio de suas mudas e postarem no Instagram @ccepcambara com o nome do aluno para concorrerem a 10 prêmios de R$ 100,00 cada em vale compras (válido para o Comércio local de Cambará) que será realizado no final dessa primeira etapa do projeto (05 de julho). 

O Projeto inclui mais duas etapas:

Etapa 02: A criação e plantio de um novo pomar no Parque Alambari ll.

Etapa 03: A criação de um “Corredor Verde” ao longo da Avenida Antônio Casquel no bairro Ignez Panichi Hamze, onde serão plantadas dezenas de mudas de Cerejeiras, uma das árvores mais ornamentais existentes que, além de melhorar o meio ambiente, vai valorizar o bairro.

Essas três etapas fazem parte do projeto para este ano com grande perspectiva para que, no próximo, esse projeto cresça ainda mais, garantindo que, em poucos anos, a cidade de Cambará se torne um exemplo de educação ambiental para todo estado e país.

Envolvidos:

Kleber Biaggi Ribeiro da Silva - Analista Judiciário Sênior e Presidente do CCEP

Rafael da Silva Melo Glatzl – Juiz da Comarca

Marcel de Alexandre Coelho – Promotor de Justiça

Miguel Biaggi Stopa – Estagiário

João Pedro Stopa Bernardelli - Estagiário

Roberta de Campos Schimini – Membro do Conselho

Lavinia Lorena Mateus - Assessora do Cartório de Execução Penal

Vinícius Mello de Oliveira – Membro do Conselho

Rafaela Rafagnin de Pinho Biaggi – Estudante e Mascote do Conselho

Vale Saber:

Em Cambará, a arborização urbana segue normas rígidas para proteger nossas ruas e calçadas, assegurando harmonia paisagística e segurança a todos. Sendo:

Espécies permitidas e proibidas

  • Só podem ser plantadas árvores autorizadas pelo município — espécies exóticas ou invasoras (como Murta-de-cheiro) são proibidas.
  • Se quiser plantar ou substituir uma árvore na calçada, é obrigatório obter autorização prévia, consultando quais espécies são adequadas à região.

Responsabilidade pública e particular

  • A Prefeitura e o munícipe são responsáveis pelo plantio oficial em vias públicas, inclusive em novos loteamentos, que só avançam após aprovação de projetos paisagísticos pelos órgãos competentes.
  • Moradores ou empresas podem solicitar plantio, desde que cuidem da manutenção, e respondam civil e criminalmente por danos a calçadas ou pedestres.

Poda e remoção regulamentadas

  • O Poder Executivo e Privado pode realizar poda, corte ou remoção de árvores públicas, e estas só ocorrem com justificativa técnica e replantio compensatório
  • Serviços públicos (energia, internet, telefonia…) devem evitar cortes em formato “V” para não prejudicar as árvores.

Dicas importantes:

  1. Deseja plantar uma árvore na calçada? Consulte a prefeitura para saber quais espécies são permitidas e como solicitar o plantio.
  2. Cuide bem da árvore: a aprovação implica comprometimento com irrigação, limpeza e poda segura.
  3. Evite espécies exóticas ou invasoras, como murta, figueira ou casuarina — além de proibidas, podem comprometer estruturas urbanas e causar multas.
  4. Denúncias de cortes ilegais podem ser feitas à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou à fiscalização da Prefeitura.

 

Resumo prático:

  •  Autorização prévia é obrigatória;
  • Apenas espécies permitidas podem ser usadas;
  • Responsabilidade pela manutenção cabe a quem planta.

Ao seguir essas regras, você contribui para uma Cambará mais verde, saudável e organizada.