Sábado, 21 de Junho de 2025
15°C 23°C
Cambará, PR
Publicidade

Buraco do Padre vira “parque dos curitibanos” e consolida turismo da capital no interior

Em 2025, curitibanos já representam 20% dos turistas que visitaram o atrativo natural de Ponta Grossa

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: PB Comunicação/Patrícia Biazetto
29/05/2025 às 14h36
Buraco do Padre vira “parque dos curitibanos” e consolida turismo da capital no interior
Divulgação

O Parque de Natureza Buraco do Padre, um dos destinos de natureza mais emblemáticos do Paraná, localizado em Ponta Grossa, no distrito de Itaiacoca, está cada vez mais com cara — e presença — de Curitiba. Conhecido por sua impressionante furna com cachoeira, o parque atrai turistas de todo o Brasil e do mundo. Mas quem realmente domina o fluxo de visitantes são os curitibanos.

De acordo com dados do Parque, em 2024, 21% dos visitantes pagantes vieram diretamente da capital paranaense. E o número salta para 23% quando se inclui toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Neste ano, até agora, os curitibanos já representam 20% do total de turistas — número que mantém a capital na liderança absoluta entre as origens dos visitantes.

"A gente percebeu esse movimento com muita clareza nos últimos anos. Curitiba virou nosso principal polo emissor de visitantes, superando inclusive cidades vizinhas. A proximidade, o acesso facilitado e a busca crescente por experiências ao ar livre têm feito do Buraco do Padre um destino quase habitual para os curitibanos”, afirma Alvaro Fernandes Dias Filho, gestor do parque.

Os dados de 2024 também mostram que 20% dos visitantes eram de Ponta Grossa, cidade onde está localizado o atrativo. Depois aparecem São Paulo capital (4%), Londrina (3%) e Maringá (3%). Em 2025, a distribuição segue similar: Ponta Grossa responde por 19% do público, São Paulo sobe para 5%, enquanto Maringá e Londrina se mantêm com 3% cada. Mesmo com a forte presença local e de outras grandes cidades, Curitiba se destaca como a principal responsável pela movimentação turística no Buraco do Padre.

A apenas 120 km de distância, o local virou refúgio ideal para quem quer fugir do agito urbano e se reconectar com a natureza em menos de duas horas de viagem. Trilha segura, gastronomia, atividades de aventura e paisagens de tirar o fôlego fazem do passeio uma experiência única — e cada vez mais curitibana.

"Isso reforça nosso compromisso em manter o parque bem estruturado, seguro e sustentável, para atender ao conhecido padrão de exigência dos curitibanos", completa Alvaro.

Esse interesse crescente dos curitibanos por escapadas curtas e experiências ao ar livre também tem impulsionado novas iniciativas. Um exemplo disso é a parceria entre o Buraco do Padre e a plataforma “Tour O Que Fazer Curitiba”, que passou a incluir o atrativo em seus roteiros promovidos na cidade. A escolha não foi por acaso: o Buraco do Padre foi considerado um dos destinos mais desejados pelos curitibanos, o que motivou ações específicas dentro da plataforma — incluindo a colaboração com uma empresa de ônibus, visando facilitar o deslocamento até o parque.

A presença do atrativo fora da área urbana de Curitiba também tem sido percebida como um diferencial competitivo. Ao reunir natureza exuberante, proximidade geográfica e serviço de excelência, o Buraco do Padre se destaca entre as opções oferecidas pelo site, como se fosse mais uma das atrações da capital.

Artistas do PR Há 5 dias

Festival Novos Olhares abre inscrições e promete renovar a cena cultural paranaense

Evento acontece em outubro no Teatro José Maria Santos, com seis dias de programação gratuita e acessível, reunindo monólogos, oficinas, rodas de conversa e a força criativa de artistas de todo o Paraná.

crédito da foto: @xuulioo @pix2films
SUCESSO Há 3 semanas

16º Curitiba Country Festival entra para a história com shows emocionantes e anuncia edição em 2026

O maior evento de música do Paraná mostrou mais uma vez por que é um dos festivais mais importantes do Brasil

APAE Há 4 semanas

Missão paranaense defende APAEs do Estado no STF

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, participou da reunião com o ministro Dias Toffoli e solicitou que não seja concedida liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796.

Reforço Educativo Há 4 semanas

IA criada para professores auxilia a manter a qualidade e o rigor do ensino superior a distância

Plataforma desenvolvida no Brasil alia inteligência artificial, rastreabilidade pedagógica e personalização para suprir lacunas deixadas por soluções generalistas será lançada na 30ª edição do CIAED

Na mira! Há 1 mês

OAB pede afastamento do deputado Ricardo Arruda após decisão do TJ

Pedido da OAB talvez não prospere na Alep, já que o TJ aceitou há 10 anos denúncia do MP contra Nelson Justus -- acusado de chefiar um esquema de contratação de funcionários fantasmas revelado na série “Diários Secretos”