Por:portalumuaramanews.com.br
O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, é o nome presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Esta é a terceira vez que Micheletto ocupa a presidência da associação. A eleição da chapa “Juntos, pelo Desenvolvimento do Paraná”, aconteceu nesta terça-feira (25), e além dele, a nova diretoria conta com 78 integrantes, que estarão a frente pelo próximo biênio 2025/2027.
Uma das mais importantes organizações municipalistas do Brasil, ao lado da CNM (Confederação Nacional de Municípios), a AMP reúne as 399 prefeituras do Estado. O então presidente da Associação era o ex-prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, que também é secretário-geral da CNM.
Entre os temas mais relevantes que estão sendo conduzidos pela AMP, estão a reforma tributária (a AMP defende a participação isonômica dos municípios no Conselho Gestor do IBS-Imposto sobre Bens e Serviços), o pagamento de um adicional de 1,5% ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios), em março de cada ano; e o parcelamento das dívidas dos municípios junto à Previdência Social.
CHAPA PLURAL E COM FORTE PRESENÇA FEMININA
Marcel Micheletto destacou três aspectos principais na chapa que articulou para dirigir a AMP pelos dois próximos anos. Um deles é a participação de prefeitos e prefeitas de todas as 19 regiões do Estado, garantindo o pluralismo regional na chapa.
Outro ponto importante é a presença tanto de pequenos quanto de grandes municípios. Curitiba terá participação inédita na gestão da AMP, com o prefeito Eduardo Pimentel, que ocupará a Diretoria de Relações Institucionais e Políticas.
Finalmente, Marcel Micheletto destacou a participação recorde de integrantes mulheres na Diretoria. Das 37 prefeitas no Paraná, nove (11,5%) estão na chapa, comprovando o compromisso da futura gestão da AMP com as mulheres.
“Temos um governador que tem irrigado os cofres de todos os municípios, temos uma boa relação com a Assembleia Legislativa, até porque fui deputado estadual, líder de governo, secretário de Estado de Administração e volto agora para o municipalismo, na presidência para cada vez mais fazer a defesa de pautas importantes para nossos municípios”, afirmou o novo presidente.