Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

Giacobo sucede Flávio Bolsonaro na Liderança da Minoria no Congresso Nacional

Após a nomeação oficial, Giacobo passa a desempenhar um papel de destaque nas discussões legislativas, com a prerrogativa de orientar votos e maior tempo para pronunciamentos no Plenário.

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Assessoria
17/03/2025 às 20h10
Giacobo sucede Flávio Bolsonaro na Liderança da Minoria no Congresso Nacional

O deputado federal Fernando Giacobo (PL/PR) foi oficializado, nesta segunda-feira (10/03), como o novo líder da Minoria no Congresso Nacional. Ele assume o posto em sucessão ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e permanecerá na função até o fim da atual legislatura, em 2026.

A Liderança da Minoria no Congresso Nacional tem papel estratégico na representação dos partidos de oposição ao Governo Federal. Diferente do que ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, no Congresso não há liderança da oposição. O líder da Minoria é indicado entre os dois partidos que elegerem as maiores bancadas no Senado e na Câmara e que adotam, em relação ao governo, posição divergente da Maioria.

Após a nomeação oficial, Giacobo passa a desempenhar um papel de destaque nas discussões legislativas, com a prerrogativa de orientar votos e maior tempo para pronunciamentos no Plenário. Ao assumir a Liderança da Minoria, o parlamentar paranaense reforçou seu compromisso com os valores conservadores e a responsabilidade fiscal, além de destacar a confiança depositada pelos partidos de oposição.

"Agradeço a todos os parlamentares do PL e dos partidos de oposição pela indicação. Substituir o senador Flávio Bolsonaro aumenta o nosso compromisso e determinação de levar ao Congresso Nacional as propostas que o presidente Bolsonaro sempre defendeu. Uma política prática, de resultados eficazes e com pouca interferência do Estado na economia."

Com a nova função, o deputado federal Fernando Giacobo, que está em seu sexto mandato e já ocupou cargos estratégicos, como a 1ª Secretaria e a 2ª Vice-Presidência da Câmara, reforça sua liderança nacional, atuando diretamente para fortalecer a oposição e garantir que os interesses da população sejam defendidos com firmeza no Congresso Nacional.

"Vamos trabalhar na fiscalização e para corrigir problemas como o aumento dos alimentos, dos combustíveis e a perda do poder de compra dos brasileiros. O povo quer um país sem ideologias, focado em soluções concretas para os desafios diários."