O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ressaltou na sexta-feira, 06 de dezembro passado, que o orçamento do Governo do Paraná reserva R$ 15 bilhões para investimentos em 2025, em todas as áreas. Presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, ele afirmou em entrevista para a rádio Graúna, de Cornélio Procópio, que tem discutido muito a aplicação dos recursos públicos com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD).
“O orçamento do Paraná para 2025 é muito robusto. São R$ 15 bilhões para investimentos em todas as áreas. A aplicação deste dinheiro contempla muito dos planos de governo debatidos com prefeitas e prefeitos eleitos com a população”, explicou Romanelli. “Entendo que o próximo ano será de bons resultados para a população. O Paraná está saneado do ponto de vista financeiro e tem uma situação privilegiada. Também houve crescimento das receitas municipais”.
Segundo Romanelli, os dados econômicos mostram um período de prosperidade no Estado. Ao citar como exemplo o mercado de trabalho, o deputado observou que em várias regiões do Paraná há milhares de vagas de emprego abertas. “Há regiões do Paraná com pleno emprego e importando mão de obra. Quem não consegue trabalho é por falta de qualificação”, considerou ele. “Há um desafio saudável de colocar mais gente no mercado de trabalho”.
Romanelli criticou o mercado financeiro, que previa um crescimento muito menor do Brasil neste ano, e segue promovendo grande especulação com a taxa do dólar e com os juros em razão das medidas de corte de gastos e ajuste na faixa de isenção do Imposto de Renda anunciadas pelo governo federal. “O pacote de corte de gastos do governo federal tem reflexos sobre os mais ricos e o mercado financeiro segue especulando com o dólar e forçando mais juros”, afirmou.