O Sul do Brasil também tem enfrentado um aumento significativo na poluição do ar devido às partículas de fumaça provenientes das queimadas na Amazônia. Esse cenário vem gerando grandes desafios em termos de limpeza para empresas e empreendimentos. A Copapel - que possui unidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina - registrou no último mês um aumento de cerca de 20% nas vendas em soluções de limpeza. "As partículas se acumulam rapidamente, tornando um desafio manter os ambientes limpos e saudáveis, especialmente em janelas, bancadas e áreas de alto tráfego, como pisos. Esses poluentes podem agravar problemas respiratórios, o que reforça a importância de práticas de limpeza mais frequentes", afirma Rangel Budal Arins, diretor comercial.
A busca por essas soluções por parte das empresas reflete a preocupação em otimizar o trabalho de suas equipes de limpeza neste período. “Elas têm investido em equipamentos de alta performance e produtividade, acompanhado de orientação técnica de especialistas. São utilizados desde produtos químicos concentrados e mops planos com uso de microfibra, até máquinas auto lavadoras que lavam e enxugam ao mesmo tempo o piso , garantindo uma remoção mais rápida e eficaz das partículas", comenta Budal Arins.
Dicas de limpeza
Para reduzir o impacto da fuligem e das partículas poluentes nos ambientes, Rangel Budal Arins sugere a adoção de um plano de ação completo, com destaque para o tratamento adequado de pisos. "Primeiro é importante promover uma limpeza pesada para remover sujeiras incrustadas. Em seguida, aplicar um selador para fechar os poros do piso, o que impede a aderência de novas partículas. Por fim, o acabamento acrílico cria uma camada protetora e um brilho duradouro, que facilita a manutenção diária e que inclusive aumenta a durabilidade do piso", ressalta.
Por conta do aumento da poluição atmosférica, empresas como a Copapel têm se mostrado aliados estratégicos para reduzir este impacto, recomendando técnicas e equipamentos específicos. "As soluções que oferecemos garantem eficiência e segurança para quem busca manter ambientes limpos e protegidos, com até 90% de economia no tempo, além de reduzir o uso de água e produtos químicos", completa o diretor comercial.