Olá amigos do Jornal News, terminou em 02/08/24, o prazo para o encerramento total dos lixões nos municípios brasileiros. Mas nem todas as prefeituras resolveram o problema.
A boa notícia é que a maior parte do lixo no Brasil segue para aterros sanitários. O problema é o que acontece com o resto. Quase 40% dos resíduos vão parar em aproximadamente 3 mil lixões a céu aberto, poluindo o solo, as águas subterrâneas, atraindo animais que transmitem doenças e gerando gases que aquecem o planeta.
Não é por falta de lei que ainda existem lixões no Brasil. A mais importante delas foi aprovada há 14 anos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos deu prazo até 2014 para a erradicação total dos lixões no país. Mas isso não aconteceu. Em 2020, o Congresso deu um novo prazo, que terminou nesta sexta-feira (2), sem que o problema tenha sido resolvido.
Mais uma vez, vou trazer a vida através da reciclagem de alguns materiais que estavam condenados ao lixo como:
Madeira de um guarda roupas velho;
Um transformador de aparelho de som juntamente com toda a sua parte elétrica;
Um pedaço de fio de cobre rígido de seis milímetros;
Fita Crepe;
Dois prendedores de crachá em metal;
Alguns parafusos e porcas também reciclados.
Entenda:
Cortei a madeira com 22 cm (vinte e dois centímetros) de comprimento por 15 cm (quinze centímetros) de largura, a qual passei uma mão de tinta na cor grafite, desmontei o transformador, tirei o secundário, deixando o primário em sua originalidade, cortei o fio em cobre rígido com 80 cm (oitenta centímetros) de comprimento, tirei a sua capa original e fiz novamente a capa usando a fita crepe e enrolei três voltas no centro ferroso do transformador refazendo assim o secundário do transformador que fixei na base de madeira juntamente com a parte elétrica e por fim fixei a garras do crachá na duas pontas do fio de cobre que sai do secundário, finalizando assim o meu projeto de um ferro de solda, estanhador caseiro, feito de maneira simples e artesanal daquele jeitão do canal Porcas Pregos e Parafusos, com materiais que iriam ao lixo e a custo zero, uma ferramenta muito útil na bancada de sua oficina, soldando fios e cabos com muita facilidade e segurança.
Mín. 18° Máx. 37°