Domingo, 20 de Julho de 2025
11°C 26°C
Cambará, PR
Publicidade

Cultura de alta performance pode criar ambientes tóxicos de trabalho

Especialista em consultoria empresarial destaca que cultura de gestão desequilibrada pode levar a dois extremos, a toxicidade ou o romantismo do trabalho, e afetar resultados

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Inove Comunicação - Maria Eduarda Paloco
09/07/2024 às 19h39
Cultura de alta performance pode criar ambientes tóxicos de trabalho

 A cultura de gestão empresarial baseada na alta performance que exige o alcance de metas a qualquer custo, mesmo que isso signifique a perda da saúde mental dos colaboradores, pode inicialmente render alto ganho financeiro, mas não é sustentável a longo prazo e pode criar um ambiente tóxico de trabalho. Essa é a visão do fundador do Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança, Fabiano Zanzin.
 
Segundo o consultor, uma pessoa engajada pode render quatro vezes mais no trabalho. A chamada “cultura de gestão” é um dos fatores capazes de influenciar o engajamento nas equipes, promovendo uma conexão real entre o profissional e a empresa. O problema acontece quando há desequilíbrio nesta gestão, o que propicia a existência de dois pólos opostos: o nascimento de uma cultura corporativa romântica, sem alcance de metas, e de outro lado, uma cultura de alta performance, mas extremamente tóxica.
 
“A cultura de gestão romântica é caracterizada pela paixão pelo trabalho, sendo que o foco é criar um ambiente agradável, gratificante e prazeroso, onde os trabalhadores estejam felizes, mas que não batem metas. Um exemplo prático disso são startups com lounges de jogos e horários flexíveis. Aqui a ênfase é atrair talentos, e isso promove o desenvolvimento de projetos inovadores, mas inacabados, e temos como consequência a insustentabilidade financeira. Não basta apenas ter um ambiente vibrante”, explica Zanzin.
 
De acordo com o livro “Babá de gente grande”, recentemente lançado pelo especialista, no Paraná, o líder é responsável por estabelecer o equilíbrio entre o emocional e a razão da empresa. O desempenho dessa tarefa evita a romantização e a toxicidade. “Líderes mais racionais podem ter a tendência de focar no cumprimento de metas e maximização do desempenho, estabelecendo objetivos inalcançáveis. O papel da liderança é promover uma abordagem estratégica com foco em resultados, mas demonstrar empatia e aplicar uma boa comunicação promovendo harmonia no ambiente de trabalho, lembrando que nenhum líder é perfeito”, ressalta Zanzin. 
 
O livro destaca a “teoria dos bandos”, em que diferencia os grupos de trabalho em quatro tipos. O primeiro é chamado de “apenas um grupo”, em que o envolvimento emocional é predominante, mas a performance é baixa. O segundo modelo é o “bando”, com baixo envolvimento emocional e baixos resultados. A “equipe”, terceira forma, é caracterizada pela falta de envolvimento emocional, mas alto nível de performance. Por último, a “equipe de alta performance” é considerada o ideal, em que os dois aspectos são bons.
 
O lançamento é um guia prático para líderes com o objetivo de transformar equipes em times altamente engajados.

Em alta na região Há 3 semanas

Do pandeiro à guitarra: oficinas de férias levam o som do Paraná ao palco

Durante os meses de junho e julho, Musicou, projeto de educação musical nas cidades de Andirá, Porecatu, Santa Mariana e Jacarezinho, oferta oficinas de música para pessoas de todas as idades, voltados ao aprimoramento, iniciação e às culturas artísticas regionais.

Especial Há 3 semanas

Um Ato de Amor e Cuidado: Comitê Mulher Sicredi e Associação Mundo Autista promovem tarde inesquecível para mães atípicas em Cambará

“Nosso objetivo é cooperar, promovendo ações e trazendo visibilidade para as mulheres da nossa cidade” – Comitê Mulher Sicredi.

ALERTA Há 1 mês

Conheça o Golpe do Falso Motoboy e Descubra Como se Prevenir

Geralmente, os golpistas miram pessoas idosas, que não estão familiarizadas com as práticas de segurança digital ou que confiam plenamente em atendentes bancários.

Gente que Coopera Há 2 meses

Sorteios de viagens e carros 0km marcam reta final de promoção da Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ

Nesta fase da campanha ‘Show de Prêmios Sicredi 2025’, serão sorteadas 42 viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha, uma por agência, e na fase final serão quatro carros elétricos 0 km por região de agências!

Rumo a Prosperidade Há 2 meses

Cambará se aproxima de se tornar polo têxtil com chegada de novas indústrias

Com grande apoio vereadora Tania Lima anuncia um novo capítulo na história de Cambará com o interesse de instalação de novas indústrias que prometem transformar o cenário econômico local