Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

IGREJA METODISTA

CEM ANOS ABENÇOANDO A CIDADE DE CAMBARÁ COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Redação
06/03/2024 às 20h43
IGREJA METODISTA

No ano de 1924, alguns membros de famílias evangélicas metodistas começaram a se reunir no Bairro Dourado, na fazenda São Geraldo, e ali eram realizados cultos domésticos, dando início aos primeiros encontros metodistas em nossa cidade.

Estes pioneiros foram Osvaldo da Silva que liderou as primeiras pregações em casa de João Maximiano, e também participava José Duarte, da cidade de Jacarezinho e Leopoldo Ramos da cidade de Ourinhos.

Em março de 1924, aquele grupo de irmãos que se reuniam tornaram-se uma congregação e logo passou a organização como igreja em 1929, tendo como primeiro pastor nomeado o Reverendo Hermógenes Prado.

Em dezembro de 1930, a igreja comprou o terreno por 1.000$000 (um conto de reis) e em 26 de maio de 1937 inaugurou seu templo, destacado numa reportagem do jornal Correio de Cambara como “um magnifico prédio de material”.

Dos muitos pilares desta igreja na sua história, destacamos, um cambaraense de coração que dedicou mais de 16 anos pastoreando a igreja. Trata-se do Pastor Soie Kaio e sua esposa, D. Rosa, na época fundadores do Laboratório Kaio de Analises Clinicas.

Sabemos que a igreja são pessoas, e comemoramos neste ano, o centenário da igreja com muito vigor e alegria, agradecendo os irmãos e irmãs que fizeram parte desta linda história.

 

VOCÊ SABIA?

O Metodismo é um movimento de despertamento religioso surgido no Séc. XVIII na Inglaterra, cuja o principal líder foi o Rev. John Wesley. Teve como desafios integrar a experiência religiosa pessoal com a prática de transformação social e da vivência comunitária. Esforçavam-se por levar uma vida de estudos e de espiritualidade disciplinada. Regularmente se dedicavam a ensinar os órfãos, visitar os presos, cuidar dos pobres e idosos. Ali, eles foram chamados, pela primeira vez, de "metodistas". Esse nome foi decorrente do rigor com que desenvolviam suas práticas de vida e de cristianismo, com muita disciplina e método. John Wesley entendia que a religiosidade deve, além da formação do caráter cristão na vida das pessoas, ser uma força transformadora na sociedade, conforme os valores do Evangelho.

No Brasil, a Igreja Metodista iniciou no Rio de Janeiro em 1867 com seu carisma inicial de cuidar das pessoas. O enfoque dado pelos metodistas ao proclamarem a sua fé, foi a educação por meio da fundação de escolas.