Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

Nesta edição estou trazendo uma das maiores inovações para nossa categoria referente a cana-de-açúcar brasileira

Com diferentes cenários, o projeto abrange a demanda por etanol e considera o etanol de segunda geração, mais sustentável

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Redação
02/12/2023 às 18h47
Nesta edição estou trazendo uma das maiores inovações para nossa categoria referente a cana-de-açúcar brasileira

A USP está imersa em um estudo inovador sobre a produção de hidrogênio a partir da biomassa residual do setor sucroalcooleiro. Com 358 usinas de cana-de-açúcar e 21 de milho no Brasil, os pesquisadores da Universidade de São Paulo buscam calcular o potencial de produção de H2, visando um combustível sustentável para a aviação. A pesquisa, liderada pelo Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBio) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), analisará diferentes rotas, incluindo a extração de hidrogênio da biomassa excedente e do próprio etanol. O hidrogênio, cada vez mais vital na descarbonização, poderia revolucionar setores como aviação, transporte rodoviário e produção de combustíveis sustentáveis. O estudo, apoiado pelo USPSusten e INCT do Bioetanol, busca não apenas mapear o potencial atual, mas também explorar futuras fontes de biomassa. Com diferentes cenários, o projeto abrange a demanda por etanol e considera o etanol de segunda geração, mais sustentável por ser produzido a partir do bagaço de cana. O conceito de bioeconomia circular é fundamental, onde resíduos de biomassa, como o bagaço, geram energia de forma sustentável, evitando expansões na área de plantio. Embora a tecnologia de transformação de hidrogênio em combustível de aviação esteja em fase laboratorial, os pesquisadores estão atentos aos avanços, reconhecendo a perspectiva significativa do hidrogênio como precursor de combustíveis sustentáveis de aviação. A pesquisa, pioneira ao analisar amplamente todas as usinas do país, promete contribuir significativamente para o futuro energético e ambiental do Brasil.

 

AGRO Há 3 semanas

Produtores se unem para retomar plantio de algodão no Paraná e diversificar renda

O cambaraense Aristeu Sakamoto é destaque em matéria nacional no Sistema Faep

Da Assessoria
Ladies ´n Gentlemen Há 5 meses

Pedro Lupion: Um Deputado de Raízes Profundas e Impacto Nacional

Pedro foi agraciado com o Troféu Ocepar, que reconhece o trabalho de quem faz a diferença no cooperativismo, e recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar, que o consagra como o melhor deputado do Paraná e o oitavo mais atuante do Brasil.

COP 29 Há 5 meses

FPA, CNA e OCB levam produção agropecuária sustentável do Brasil para a COP-29

Desde o início da semana, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), participa da comitiva brasileira do agro, organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na COP-29, Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas.

AGRINHO 2024 Há 5 meses

Cambará celebra talentos na Premiação do “Programa Agrinho 2024 – Etapa Municipal”

O evento reuniu líderes locais, como o prefeito Neto Haggi, além de representantes do Sindicato Rural, do Senar e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, celebrando o compromisso de Cambará com a educação de qualidade.

Agrinho Há 5 meses

AGRINHO 2024: Retomada de Sucesso no Município

As professoras Juliete Gomes Poss Assano, Karen Trabaquini e Natiele Quirino Bento tiveram suas experiências pedagógicas selecionadas para concorrer entre as melhores do estado