O encontro de líderes rurais, promovido desde 2019 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, teve uma sede inédita. Pela primeira vez, Cambará, no Norte Pioneiro, recebeu o evento (o segundo, de uma série de dez que ocorrem em 2023), do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões. A conferência reuniu 150 produtores e produtoras rurais de 18 de municípios da região, que puderam participar de dinâmicas para fortalecer o sistema sindical e colaborar para o desenvolvimento de novos representantes para o setor.
Na abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Cambará e presidente do Núcleo de Sindicatos do Norte Pioneiro (Norpi), Aristeu Sakamoto, demonstrou satisfação pela escolha do município como sede. “Quero agradecer ao presidente e a toda equipe do Sistema FAEP/SENAR-PR por terem escolhido Cambará para receber um evento tão importante para o desenvolvimento de líderes. O encontro cria condições para nos desenvolvermos no campo e fortalece o sistema sindical”, destacou Sakamoto.
O prefeito José Salim Haggi Neto ratificou o reconhecimento da cidade de Cambará dentro do processo de formação de líderes rurais, proposto pelo Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), criado em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. “Esses encontros são importantes para a classe rural. O setor é fundamental para balança comercial. E agradeço por Cambará ter sido escolhida”, disse.
Para o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, os dez encontros que estão percorrendo todas as regiões do Paraná até a primeira semana de julho vão ter reflexo direto, já no curto prazo, na defesa dos interesses dos agricultores e pecuaristas. “Quem representa o produtor rural é o sistema sindical. Mas um sistema sindical forte precisa dos sindicatos mobilizados e dos produtores e produtoras participativos. Esses eventos têm esse propósito, de despertar novos representantes no meio rural”, destacou o dirigente.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, também prestigiou o encontro no Norte Pioneiro. Segundo ele, “Esse é um evento extremamente importante, pois a FAEP e os sindicatos rurais da região têm realizado um ótimo serviço de orientação aos produtores. Cambará, em especial, precisa deste amparo, pois é uma referência no meio rural da região”, destacou.
Além de Londrina (15/6) e Cambará (16/6), o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões passará por Pato Branco (20/6), Toledo (21/6), Umuarama (22/6), Maringá (27/6), Campo Mourão (28/6), Guarapuava (29/6), Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).
O evento foi composto por três blocos, com diversos temas, envolvendo os participantes em dinâmicas. A interação entre os produtores rurais ocorreu por meio da apresentação de estudos de caso, apresentações, atividades de integração e falas de representantes rurais do Estado.
Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.
Em várias ocasiões venho exaltando a importância do AGRO e suas ações que se ramificam em diversos setores, seja no zelo pela terra (meio ambiente), seja na produção (geração de alimentos), seja na exportação (arrecadação financeira), seja para o sustento do planeta.
E não diferente de minhas falas, o Sistema FAEP/SENAR-PR tem sido nosso grande incentivador, especialmente no quesito Sindicato Rural e sua importância perante outros setores sindicais.
O AGRO tem se unido, fortificado e crescido ordenadamente, formando uma classe de agricultores forte, representada e primordial no apontamento de seus anseios e necessidades, pois pra que serve um Sindicato Rural?
Por várias oportunidades exemplifiquei através de minha coluna a importância que temos, como a importância em sermos referência no cultivar do algodão, cana-de-açúcar, soja e milho, sobre o promover do casamento do Agro com a Ecologia, alertei sobre as mentiras contadas sobre o setor AGRO, comentei sobre a evolução dos conceitos como “agricultura digital” e “agricultura sustentável”, sobre a contribuição que temos com a economia do país, sobre o homem ou a família do Campo ter qualidade de vida e excelentes perspectivas de renda, sobre o jovem não precisar mais fazer a vida na cidade grande e poder ser bem sucedido aqui no Campo, sobre famílias rurais tradicionais de nossa histórica cidade, sobre cautelas meteorológicas, entre tantos outros assuntos.
Esse evento da FAEP/SENAR-PR ter acontecido em Cambará, traz muito mais benefícios que muitas pessoas possam imaginar.
Posso de antemão já falar sobre a importância de termos recebido e pudemos já ter cobrado resultados para o AGRO de um dos maiores representantes na atualidade, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, figura conhecida e de extrema importância para que continuemos sendo levados a sério em nossa área de atuação, ou seja, todo o setor rural, seja melhorias em prol do pequeno, médio ou grande agricultor que juntos formam uma das maiores fontes de renda do país, que nos motiva a seguir lutando em defesa da família do Campo.
Finalizo lembrando que os Sindicatos Rurais continuam sendo e sempre serão de extrema importância, mesmo para aqueles que deixaram de fazer suas contribuições sindicais, ainda lutamos por eles.
Sindicato Rural de CAMBARA
Presidente: ARISTEU KAZUYUKI SAKAMOTO
Diretor Secretário: JOSE GONZALEZ CENIZO
Tesoureiro: MAURO BERTHOLINI FRANCO
Funcionário de contato / Mobilizador Senar: SABRINA ELLEN DA SILVA
Regional: LONDRINA
Supervisor: UMBERTO VALENTINI NETO
Endereço: Avenida Brasil,1036
CEP: 86.390-000
Telefone: (43) 3532-4225
E-mail: [email protected]
</p
Mín. 20° Máx. 27°