Domingo, 19 de Janeiro de 2025
20°C 28°C
Cambará, PR
Publicidade

Observo um numero considerado de profissionais que optaram pelo retorno ao Campo, muitos trocando a vida estressante de grandes centros, pela tranquilidade do Campo.

Poderia enumerar muitas famílias de Cambará, mas rendo minhas homenagens a todos através do exemplo da família Scoparo

Jomar Medeiros
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Redação
07/11/2021 às 16h47
Observo um numero considerado de profissionais que optaram pelo retorno ao Campo, muitos trocando a vida estressante de grandes centros, pela tranquilidade do Campo.

Observo um numero considerado de profissionais que optaram pelo retorno ao Campo, muitos trocando a vida estressante de grandes centros, pela tranquilidade do Campo.

A opção se baseia não só na tranquilidade do Campo, mas também é considerado que o setor agropecuário se consolidou como alternativa economicamente atrativa, que pode possibilitar o conforto tanto financeiro quanto pessoal.

O setor agropecuário evoluiu muito e, hoje conceitos como agricultura digital e agricultura sustentável são realidades. Além de contribuir com a economia do país, o homem ou a família do Campo tem qualidade de vida e excelentes perspectivas de renda. O jovem não precisa mais fazer a vida na cidade grande, pode ser bem sucedido no Campo.

Em Cambará e na região, tem-se observado que as famílias do Campo estão permanecendo na atividade, mantendo todos envolvidos na lida diária, e com crescimento constante não só econômica e financeiramente, mas também na formação acadêmica voltada para a atividade, como cursos técnicos, cursos de agronomia, e outros, que contribuem para melhorar o crescimento e se atualizar constantemente para melhor desempenhar nas atividades do Campo.

São muitos exemplos em Cambará, aqueles que permaneceram no Campo, formaram seus filhos e netos e hoje vivem (e muito bem) morando ou trabalhando em propriedades rurais, prosperando na atividade agropecuária, seja com lavouras de soja, milho, cana -de-açúcar, olericultura, fruticultura, com pecuária de bovinos, suínos ou aves.

Poderia enumerar muitas famílias de Cambará, mas rendo minhas homenagens a todos através do exemplo da família Scoparo (ascendentes e descendentes do Sr. João Braz Scoparo.

A história familiar inicia com o Sr. Isidoro Scoparo, imigrante italiano que fincou pé no Brasil, trabalhando com a cultura do café. Isto no Estado do Rio de Janeiro. Deste imigrante, teve 5 filhos, dentre eles o Sr. Domingos Scoparo, que juntamente com seus 5 irmãos, após uma adversidade climática, ou uma tempestade na lavoura de café no Rio de Janeiro, mudaram primeiro para o município de Lençóis Paulista e posteriormente para o município de Cambará, onde adquiriram o Sítio Nossa Senhora Aparecida, com 25 alqueires, onde moram até os dias de hoje.

João Braz Scoparo, filho do Sr. Domingos, juntamente com seus 6 irmãos continuaram na atividade agrícola, até os dias de hoje. Todos, com suas peculiaridades, prosperando e dando continuidade aos trabalhos iniciados com o Sr. Isidoro.

De João Braz e Maria Aparecida Torres Scoparo, descendem o Sr. Antonio Domingos Scoparo e mais três filhas. De Antonio Domingos Scoparo e Maria Luiza L. Scoparo descendem Glaucia e Ana Carolina.

O avô João Braz Scoparo é um exemplo de dedicação ao Campo, com espirito empreendedor, líder em sua atuação como assessor de diretoria de uma Cooperativa e associativista convicto e ainda exercendo liderança na comunidade religiosa. Desta conduta e atuação sempre firme transmite aos seus descendentes o legado de amor ao Campo, solidariedade, e convívio fraterno.

Este amor ou opção pelo Campo está sendo transmitido e muito bem aceito por sua neta Ana Caroline Scoparo, também conhecida por Karol, com seus 21 anos, que tem se preparado para dar continuidade as atividades agrícolas familiares, cursando atualmente o ultimo ano de Agronomia e se mostrando muito bem disposta para com a lida no Campo.

Completando 5 gerações (desde o Sr. Isidoro, com opção e dedicação pelo Campo, e tudo isso só reforça que o setor agropecuário está sempre evoluindo e aqueles que nela convivem podem também evoluir juntos.

Parabéns pela dedicação ao Campo desta belíssima família Scoparo.

Da Assessoria
Ladies ´n Gentlemen Há 1 mês

Pedro Lupion: Um Deputado de Raízes Profundas e Impacto Nacional

Pedro foi agraciado com o Troféu Ocepar, que reconhece o trabalho de quem faz a diferença no cooperativismo, e recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar, que o consagra como o melhor deputado do Paraná e o oitavo mais atuante do Brasil.

COP 29 Há 2 meses

FPA, CNA e OCB levam produção agropecuária sustentável do Brasil para a COP-29

Desde o início da semana, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), participa da comitiva brasileira do agro, organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na COP-29, Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas.

AGRINHO 2024 Há 2 meses

Cambará celebra talentos na Premiação do “Programa Agrinho 2024 – Etapa Municipal”

O evento reuniu líderes locais, como o prefeito Neto Haggi, além de representantes do Sindicato Rural, do Senar e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, celebrando o compromisso de Cambará com a educação de qualidade.

Agrinho Há 2 meses

AGRINHO 2024: Retomada de Sucesso no Município

As professoras Juliete Gomes Poss Assano, Karen Trabaquini e Natiele Quirino Bento tiveram suas experiências pedagógicas selecionadas para concorrer entre as melhores do estado

Eleições & AGRO Há 4 meses

Deputado Pedro Lupion Reforça o Time de Raffaello Frascati

Neste sábado, Cambará recebeu a ilustre visita do Deputado Federal Pedro Lupion, Presidente da Frente Parlamentar do Agro, um dos mais influentes defensores do agronegócio no Brasil.