Segunda, 14 de Junho de 2021
43999564777
Especiais Aeroporto de Cambará

Governo Federal coloca à venda área do aeroporto de Cambará

Terreno com 10 alqueires e vem sendo explorada para a agricultura há mais de três décadas

28/05/2021 18h48
1.476
Por: Jomar Medeiros Fonte: TRIBUNA DO VALE
Prefeito Neto luta, sem sucesso, para que área do aeroporto de Cambará passe para o município
Prefeito Neto luta, sem sucesso, para que área do aeroporto de Cambará passe para o município

 

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia (SPU/ME) colocou à venda um imóvel em Cambará, onde funcionou, por décadas, o aeroporto do município, chamado pela população como |campo da aviação| .

Conforme o edital, o certame será realizado no próximo dia 10, às 15:00 horas. O edital da concorrência, fotos do imóvel e demais informações, assim como o recebimento de propostas dos interessados estão disponíveis no site de venda de imóveis da União (https://imoveis.economia.gov.br). 

O imóvel é localizado no Bairro Santa Amália, na estrada municipal que liga o Bairro Alambari ao perímetro urbano de Cambará. Por muitos anos o local foi sede do antigo aeroclube da cidade. 

A área total do terreno possui 249.240,00 m². O imóvel fica a 3,2 km da sede municipal e está à venda por R$ 1.613.650,05.

Imagem registrada por satélite mostra a área total do terreno e a localização exata da pista de pouso e decolagem

A área completa conta com 10 alqueires e vem sendo explora para a agricultura há mais de três décadas. Não há informações sobre prestação de contas e também segue em sigilo quanto a quem é o responsável pela manutenção da área. A empresa que está coordenando o leilão não informou se a União irá cobrar pelos anos de arrendamento.

Interesse público
O prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto (MDB), o Neto Haggi, vê com tristeza a perda de um patrimônio, que na sua avaliação, é de interesse público e faz parte da história da cidade. Ele conta que há mais de 3 anos vem lutando para que a área do antigo aeroporto seja incorporada pelo município que poderia reativar a pista de pouso ou mesmo destinar o terreno para outros fins, entre os quais, um parque industrial.

“Bati em todas as portas, mas o governo federal está irredutível. Pensei até em comprar a área, não pelo valor que está sendo leiloado, mas nem assim houve sensibilidade|, reclama, assinalando que o deputado federal Pedro Lupion (DEM), apoiou a iniciativa e continua lutando para reverter a decisão de venda da área.

A decisão de vender o antigo “campo da aviação” causa consternação, principalmente porque o aeroporto, tem a pista de pouso e decolagens pavimentada, poderia servir a toda uma região que clama por desenvolvimento.

Segundo o próprio prefeito Haggi Neto, a pista do aeroporto tem mais de 1200 metros e poderia ser ampliada tendo em vista que a topografia do local oferece condições para isso.

Mas, pelo jeito, esse patrimônio da comunidade local e região, se transformará, para sempre, em campo de plantações de soja e trigo como vem ocorrendo há anos.

 

 

Cambará - PR
Atualizado às 18h33 - Fonte: Climatempo
20°
Tempo aberto

Mín. 12° Máx. 24°

20° Sensação
8.6 km/h Vento
51.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Quarta (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio