Segunda, 26 de Julho de 2021
43999564777
Entretenimento Cozinha da Nossa

Cozinha da Nossa Terra Especial Dia das Mães

Uma vida dedicada à vida de centenas e centenas de crianças.

06/05/2021 11h46
246
Por: Jomar Medeiros Fonte: Da Redação
Cozinha da Nossa Terra Especial Dia das Mães

Entre entrevistas, depoimentos e encontros necessários para que a coluna Cozinha da Nossa Terra, orgulhosamente mantida pelo Supermercado Nagassawa aconteça, em alguns desses bate-papos encontramos ou reencontramos pessoas que sempre nos faz ter mais um motivo para agradecer a Deus pela vida. Nesta edição especial em homenagem ao Dia das Mães, orgulhosamente trazemos um resumo de uma história de vida  acompanhada de um pudim de leite em pó que muitas pessoas podem dizer, “ah, essa receita é popular, todos sabem fazer” mas essa receita tem um ingrediente que ás vezes falta na cozinha de muitas pessoas, seja ela rica ou pobre, instruída ou analfabeta, afrodescendente ou europeia. Acompanhe! 

Uma vida dedicada à vida de centenas e centenas de crianças.

Vani Oliveira Sanches

Com 62 anos de idade, Vani da Creche Bom Jesus, como sempre foi conhecida, é mãe de uma das grandes mulheres de Cambará, a corretora de imóveis Daiane Oliveira Sanches e de Fernando Oliveira Sanches, lembrando que Vani também tem fundamental importância na criação de sua neta Maria Vitória.

Vani se desligou do filantrópico Centro de Educação Infantil Bom Jesus em 2019, deixando um legado de trabalho honesto e árduo iniciado lá no século passado, exatamente em 1986. Em seu ambiente de trabalho, Vani aprendeu a ser uma grande profissional, se aperfeiçoando e sempre batalhando pelo bem comum das crianças do C.E. I. B. J.

Entre dezenas de presidentes que passaram pela direção, Vani lembrou de todos, sempre falando das características positivas de cada um, mas ao falar de Jacqueline Nassif Antunes, ela foi incisiva, transparecendo através do brilho nos olhos sobre a importância dessa mulher guerreira que moveu e comoveu toda cidade em prol de ajudar as crianças que, na maioria das vezes, é no C.E. I. B.J. que elas recebem a “educação de berço”.

“Jacqueline dedicava sua vida, dava seu sangue e motivava toda equipe, essa é uma mulher que se eu pudesse voltar no tempo, usaria como inspiração de uma grande mulher” - comentou Vani.

Muitas lindas histórias a respeito do Centro de Educação foi necessário para chegarmos ao ponto de uma visitante que lá, apresentou uma receita de um pudim de leite em pó, divino e muito saboroso, Vani já correu e pediu uma copia da receita e assim que pode foi prepara-la para sua família.

Toda eufórica, Vani experienciou uma tragédia na cozinha. A receita não deu certo! Mas como ela é uma mulher que muita fé, Vani não se contentou, e pediu novamente a receita para a visitante do Centro Educacional Filantrópico, e lá foi a mãezona preparar mais uma vez essa receita.

“Cadê o pudim, mãe?” – perguntou sua filha; “Vó, cadê o pudim delicioso que você ia fazer” – insistiu Maria Vitória. Eis que Vani, cabisbaixa, respondeu, “Não tem pudim, gente! A receita não deu certo!”.

Mas mãe é mãe. E com sua fé inabalável, Vani decidiu recriar sua versão, cujo resultado foi tamanho que virou a sobremesa da família Sanches.

Mas o que tinha de errado com tal receita que era perfeita em uma cozinha e um desastre em outra? A falta daqueles 2 ingredientes já supracitados:

Pudim Amor e Carinho da Vani

Ingredientes PUDIM:

03 ovos (grandes) inteiros

02 copos grandes de leite integral

06 colheres (sopa) de açúcar

08 colheres (sopa) de leite em pó integral

01 pitada de CARINHO (sal)

01 pitada de AMOR (amido de milho\Maisena®)

Ingredientes CALDA

06 colheres de açúcar

2 dedos de água (medido em um copo)

Modo de Preparo:

Para essa receita, vamos precisar de uma forma de pudim tradicional, agua para o banho maria e uma panela para cozimento no fogão, Não é pudim de forno!

A calda do pudim, aquela que envolve todo liquido da receita na assadeira deve ser preparado primeiro, pois segundo Vani, “a calda deve estar fria na forma”.

Coloque em uma panela pequena o açúcar da calda, e mexa sempre para não queimar, o ponto é o derretimento total do açúcar e aquela cor de caramelo, então chega a hora de adicionar a água e com muito cuidado, mexer até dar o ponto (ponto de xarope).

Em seguida, já espalhar essa calda por toda parte interna da forma (reserve).

Em um liquidificador, coloque todos ingredientes do pudim e bata muito bem, e então despeje todo liquido na forma e imediatamente coloque em banho maria no fogão, se você tiver a panela própria para pudim não tem segredo, se não tiver, é só escolher uma panela alta com tampa, que caiba a forma de pudim dentro, sempre mantida com agua, para o cozimento em banho maria.

O tempo de cozimento varia de 40 a 45 minutos e você pode fazer o teste do palito, a textura do pudim deve estar parecida com um mingau bem grosso. Deixe esfriar e leve á geladeira para gelar. Desenforme em um prato e saboreie esse momento em uma mesa com as pessoas que você ama!

Finalizamos essa receita esclarecendo que o Amor e o Carinho, referem-se á pitada de sal e amido de milho, colocada com muita positividade, fé e energia positiva, pois qualquer receita que seja preparada com esses dois ingredientes, independentemente de qualquer que seja essa pitada em sua receita, certamente o resultado é SUCESSO!

Vani também fez questão de enaltecer o atendimento de todos funcionários do Supermercado Nagassawa: “Não tenho como citar um ou outro, todas as seções do Supermercado Nagassawa estão compostas por grandes profissionais, certamente esse atendimento “familiar” é o grande diferencial mantido orgulhosamente pela família Nagassawa” – finalizou.