Domingo, 16 de Maio de 2021
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Educação Olimpíada da Língua

Prazo para inscrição da Olimpíada da Língua Portuguesa vai até 30 de abril

Edição vai premiar os melhores relatos feitos por professores a partir do trabalho desenvolvido por todos os alunos de forma coletiva

26/04/2021 19h21
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Por: Jomar Medeiros Fonte: jornal extra guarapuava
Prazo para inscrição da Olimpíada da Língua Portuguesa vai até 30 de abril

A secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que os professores das redes públicas estadual, municipal e federal têm até o dia 30 de abril para se inscreverem na Olimpíada de Língua Portuguesa.

A inscrição deve ser feita pelo site www.escrevendoofuturo.org.br.

Segundo a Educação, diferente de edições anteriores, com premiação individual de estudantes, a 7ª edição do concurso vai premiar os melhores relatos de práticas feitos pelos docentes a partir do trabalho desenvolvido por todos os alunos de forma coletiva.

O objetivo, conforme explicou a secretaria, é valorizar o papel protagonista do professor e seu trabalho com toda a turma, mostrando reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem vivenciado de maneira colaborativa e acompanhando os desafios, estratégias, discussões, soluções e conquistas dos alunos por meio de fotos, vídeos e das produções textuais.

Os gêneros propostos são poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9ºanos), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Médio). O tema é O lugar onde vivo, que permitirá resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local e desenvolvimento de sua cidadania.

Calendário – Depois das inscrições até 30 de abril, os professores terão até agosto para desenvolverem o trabalho com os estudantes. No site www.escrevendoofuturo.org.br o professor encontra os cadernos docentes, materiais de apoio de cada gênero textual para a realização das oficinas, além de recursos pedagógicos para o desenvolvimento das atividades, como cursos online, percursos de formação, planos de aula e pautas instrutivas.

Só então acontece o envio dos relatos de prática e as etapas escolar, municipal e estadual (essa em setembro). Na fase estadual, 42 relatos de prática de cada gênero serão selecionados e vão avançar para a semifinal.

A eles será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem específico para cada um dos gêneros, a fim de proporcionar encontros formativos e culturais. Nessa fase, haverá a seleção dos 80 professores finalistas, entre os quais serão escolhidos os 20 ganhadores.

Prêmios – Entre as premiações estão notebooks e assinatura de periódicos para os docentes, além de certificado e leitor de livro digital para as respectivas turmas. As escolas dos vencedores receberão como prêmio um acervo para biblioteca. “Em 2019 começamos logo no início do ano a falar sobre a Olimpíada e fomos até agosto, setembro, quando eles finalmente fizeram a versão final do texto e toda turma escreveu”, contou Maria Silmara.

Segundo ela, foram trabalhadas as oficinas que vêm numa sequência didática. “Um material pronto muito bom, foram feitas novas atividades e por fim começou o texto para a Olimpíada. E ele contou com várias reescritas, não só da aluna cujo texto foi encaminhado, mas da turma toda. Escreveram muito mais que duas vezes, o segredo é que o texto precisa ser escrito várias vezes, amadurecido, melhorado. É um processo que dá muito resultado enquanto produção textual”, relatou a professora.

Olimpíada – O concurso é realizado pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Neste ano, o concurso quer proporcionar maior atenção à equidade entre as escolas. Para isso, a partir das etapas semifinais desta edição, 50% das vagas serão reservadas para as unidades consideradas mais vulneráveis, conforme os indicadores de desempenho educacional e de nível socioeconômico das escolas.

 

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