Quinta, 22 de Abril de 2021
43999564777
Saúde Variantes covid-19

Prefeito Lucas Pocay informa que novas variantes do novo coronavírus foram detectadas em pacientes de Ourinhos

Em postagem em sua página no Facebook, na tarde desta terça-feira, 6, o prefeito Lucas Pocay afirmou, que variantes do novo coronavírus estão circulando em Ourinhos.

06/04/2021 20h22
663
Por: Jomar Medeiros Fonte: passandoaregua.com
Prefeito Lucas Pocay informa que novas variantes do novo coronavírus foram detectadas em pacientes de Ourinhos - Foto: Reprodução
Prefeito Lucas Pocay informa que novas variantes do novo coronavírus foram detectadas em pacientes de Ourinhos - Foto: Reprodução

De acordo com a publicação, de 20 amostras de pacientes em estado grave de Ourinhos, que foram analisadas pelo Departamento de Doenças Tropicais na USP (Universidade de São Paulo), 15 apresentaram novas variantes do Sars-Cov-2. Apenas quatro não tinham variantes do vírus, sendo 7 com a variante P1 (que foi a primeira variante) e 9 com outras variantes.

Ainda segundo o texto, a circulação dessas novas variantes em Ourinhos é extremamente preocupante, pois o vírus se torna mais contagioso e mais letal. Confira o texto na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta terça-feira (06) resultados de amostras de exames que identificaram a circulação de novas variantes da Covid-19 na cidade, as quais podem ser mais letais e mais contagiosas. 

 Foram coletados entre os dias 26 de fevereiro a 15 de março  amostras por meio de Swab de secreção em nasofaringe de 20 pacientes com Covid-19 e em estado grave (internados na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos).

 Estas amostras foram armazenadas em condições de altíssima qualidade, por meio de uma parceira com o Laboratório Ourilab, que manteve as amostras em ambiente de segurança biológica em temperatura de -80°C.

 Posteriormente, as amostras foram transportadas para o departamento de Doenças Tropicais na USP de São Paulo e analisadas por pesquisadores do grupo liderado pela Dra. Ester Sabino, pesquisadora que se desponta nos estudos da Covid-19 e também na identificação de novas variantes do Sars-CoV-2.

 As amostras chegaram a USP de São Paulo no dia 17 de março em perfeitas condições para a análise. Estas amostras foram então estudadas minunciosamente pela técnica de RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real).

 Das 20 amostras, sete voltaram o resultado positivo para P1, nove com resultado de “outras variantes” e apenas quatro amostras voltaram com resultado negativo para variantes diferentes do Sars-CoV-2 conhecido. Desta forma, 16 de 20 amostras (80%), apresentam variantes diferentes. 

 Os pesquisadores que proveram este resultado destacaram uma informação extremamente relevante. As nove amostras analisadas continham variantes ancestrais da P1 (variantes precursoras da tão temida P1), as quais podem ser mais letais e são mais contagiosas.

 Os estudos não detectaram na população ourinhense estudada, variantes do Reino Unido e Africana.

 A pesquisadora ourinhense da Unesp de Botucatu, Dra. Juliana Ferreira Floriano, que participa dos estudos sobre a Covid-19, demonstrou preocupação com os resultados dos exames. “Os resultados são alarmantes e podem explicar o aumento drástico no número de óbitos”.

 

Cambará - PR
Atualizado às 10h13 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

23° Sensação
21.8 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio