Mais cinco pessoas morreram por dengue no Paraná, segundo boletim divulgado nesta teerça-feira (30), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O número de mortes pela doença chegou a 14, desde o início do período epidemiológico analisado, que começou em agosto de 2020.
Segundo a Sesa, na comparação com o relatório da semana anterior, houve aumento de 1.112 casos de dengue. Com isso, o Paraná atingiu 6.340 pacientes diagnosticados com a doença.
Mais cinco mortes
Os novos óbitos registrados no boletim desta terça-feira ocorreram nas regiões norte e noroeste do Paraná. Londrina teve duas novas mortes, e cada um dos seguintes municípios teve um novo óbito confirmado: Maringá, Paranavaí e Paraíso do Norte.
As duas novas mortes registradas em Londrina são de um homem, de 69 anos, que apresentava comorbidade, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica, e de uma jovem, de 19 anos, sem doenças pré-existentes, segundo a Sesa.
Uma mulher, de 89 anos, com quadro associado de hipertensão, morreu por dengue em Maringá. Em Paranavaí, a vítima da doença foi um homem, de 46 anos, com hipertensão e obesidade.
A morte registrada em Paraíso do Norte trata de uma jovem, de 20 anos, que estava no puerpério, conforme a secretaria.
otal de óbitos por cidade no período:
Londrina: 4 mortes;
Foz do Iguaçu, Paranaguá: 2 mortes cada;
Apucarana, Paraíso do Norte, Santo Antônio do Caiuá, Maringá, Assaí, Cambé: 1 morte cada.
Casos e notificações
Há casos confirmados de dengue em 231 cidades paranaenses. O estado possui 399 municípios no total. Segundo a secretaria, 194 deles possuem casos autóctones – quando o paciente contrai a doença na cidade onde mora.
O número de notificações para a dengue no estado chegou a 45.477, com 3.401 novos notificados. A Sesa informou ainda que 9.947 casos estão em investigação.
Municípios com mais casos confirmados de dengue no estado:
Londrina: 916;
Sengés: 875;
Paranaguá: 823;
Serranópolis do Iguaçu: 336;
Campina da Lagoa: 296;
Ubiratã: 286;
Foz do Iguaçu: 247;
Santa Helena: 168;
Rolândia: 159;
Kaloré: 151.
Focos do aedes aegypti podem ser encontrados em água parada dentro de pneus, vasos ou outros recipientes — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF
Zika e Chikungunya
O boletim da Sesa aponta que o estado possui 151 notificações para Chikungunya. Dez casos foram confirmados, sendo que nove deles são casos autóctones e um caso importado de outro estado.
Há ainda a confirmação de um caso autóctone de Zika vírus no Paraná, segundo a secretaria. Foram registradas 45 notificações.
Sintomas da dengue — Foto: Arte/TV Globo
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 30°
Sol com algumas nuvensMín. 18° Máx. 31°
Sol com algumas nuvens