covid
Luam
Esporte News

Pentatlo Moderno

A transformação do esporte para o que hoje conhecemos como pentatlo moderno aconteceu no fim do século 19

15/02/2021 14h32
Por: Jomar Medeiros
Fonte: Da redação
100

A origem do pentatlo moderno é intimamente ligada ao militarismo. Na Grécia Antiga, os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar os soldados mais completos e versáteis. Inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade, o esporte tinha papel de destaque na disputa, e seu vencedor era considerado o grande campeão.

As modalidades e a forma de disputa eram diferentes das que são vistas atualmente. O pentatlo consistia de provas de salto em distância e altura, lançamento de disco e dardo, corrida e luta. Cada etapa era eliminatória, até que sobrassem apenas dois atletas para lutar entre si, definindo assim o vencedor.

A transformação do esporte para o que hoje conhecemos como pentatlo moderno aconteceu no fim do século 19, graças a um oficial sueco. Ele teve a ideia de adaptar o esporte para uma simulação militar. A intenção era criar a situação de um soldado que tinha que entregar mensagens atrás das linhas inimigas. A “aventura” começava a cavalo, passava pelo tiro, pela esgrima e pela natação, terminando na corrida.

Entusiasta do pentatlo moderno, o Barão de Coubertin conseguiu inserir a disputa nos Jogos de Estocolmo-1912. Para ele, a modalidade teria um destino parecido ao status desfrutado nos Jogos da Antiguidade, tornando-se uma das principais disputas das Olimpíadas. A previsão do Barão, entretanto, não se concretizou, e o pentatlo moderno ainda luta por um lugar ao sol contra modalidades mais bem aceitas pelo público.

Em Atlanta-1996, o pentatlo moderno sofreu uma alteração importante. Até então disputado em vários dias diferentes, os atletas passaram a cumprir as provas em apenas um dia. O objetivo era tornar a disputa mais dinâmica e atrativa para o público. Na primeira edição com a mudança, Aleksandr Parygin, do Cazaquistão, conquistou a medalha de ouro com um total de 5.551 pontos, após 13h de competição. Curiosidades.

De Hollywood para as Olimpíadas

O ator Dolph Lundgren é mundialmente conhecido pelo papel do boxeador Ivan Drago, arquirrival de Rocky Balboa — interpretado por Silvester Stalone — no filme “Rocky IV”. Mas há outros fatos em relação ao ator que não são tão divulgados. Alguns exemplos: Lundgren é faixa preta e bicampeão europeu de caratê, tem um mestrado em engenharia química e esteve nas Olimpíadas de Atlanta-1996 como coordenador da equipe norte-americana de pentatlo moderno.

 

A história do ator com o pentatlo começou graças ao cinema. Em 1994, foi lançado o filme “Penthatlon”, em que o personagem de Lundgren se envolve com neonazistas após conquistar o ouro olímpico pela Alemanha Oriental nos Jogos de Seul-1988. O contato com a modalidade fez com que ele recebesse um convite para liderar a equipe dos Estados Unidos em Atlanta e chamar a atenção para o esporte, que corria o risco de deixar o programa olímpico.

A parceria não deu muito certo. Em Atlanta, o norte-americano Michael Gostigian — único representante do país nos Jogos — terminou a competição no modesto 16º lugar, com um total de 5.305 pontos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
zico
Arranha-céu
cambara calçados
guaita bistro
fofos
wizard
parana norte
guaita
Municípios
farid
Lufa
Últimas notícias
eletrolucas
yaya
Mais lidas
parana norte