covid
Luam
DESGOVERNO RATINHO

5 ª Regional de Saúde cancela serviços de UTI MÓVEL, central nega transporte, jovem Laranjeirense faleceu

A dor da perda

05/02/2021 18h19
Por: Jomar Medeiros
Fonte: OLHO ABERTO PARANA
222
Ellen Posselt -foto internet
Ellen Posselt -foto internet

A sexta-feira é mais triste em Laranjeiras do Sul, a jovem Ellen Posselt veio a falecer decorrente de caso suspeito de Meningite, segundo informações a jovem precisava ontem (4) a noite de uma UTI MÓVEL(púbica) para ser transferida do Instituto São José de Laranjeiras do Sul para o Instituto Virmond em Guarapuava, mas mesmo sendo uma obrigação do ESTADO, este não disponibilizou o transporte gratuito, informações dão conta que a Central de transporte NEGATIVOU o transporte e "justificou dizendo que estava em falta de ambulância".(UTI móvel), a negativa de transporte foi feita por email para o Hospital São José, pouco após as 20 horas de ontem (4) .

UTI MÓVEL

O transporte de UTI MÓVEL é de responsabilidade do Estado do Paraná, existe uma grande discussão em torno deste assunto desde o ano de 2020, nossa redação foi atrás de informações e levantou as seguintes informações;

Fim do transporte UTI móvel

A 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava informou os municípios da sua abrangência que a partir da última segunda-feira, dia 1º de fevereiro não estaria mais disponibilizando o transporte de UTI MÓVEL aos município que pertencem a essa regional, Laranjeiras do Sul pertence a 5ª regional.

Serviço aeromédico

O Serviço aeromédico (Helicóptero) já está restabelecido pelo Estado do Paraná, porém não faz deslocamentos a noite ou em dias de tempo instável (chuva, temporais e similares).

Prefeito e vice-prefeito em Curitiba

Informações dão conta que o Prefeito Berto Silva e o vice-prefeito Valdemir Scarpari foram a Curitiba nesta semana, sendo que um dos assuntos tratados como prioridade junto ao Governo do Estado foi sobre o serviço de UTI Móvel que o Governo do Estado tem a obrigação de fornecer aos municípios.

Secretário de Saúde

Tentamos contato com o Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul no final da manhã desta sexta-feira (5), fomos informados que Valdecir Valick estava em reunião com sua equipe de trabalho e que nos retornaria a ligação ainda nesta sexta-feira (5) dando o posicionamento oficial da SEMUSA sobre todo esse caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.